segunda-feira, 19 de junho de 2023

Probabilidade em genética:

 A probabilidade está em tudo que envolva resultados possíveis e resultados favoráveis.

 Os jogos de azar, como o dado, as cartas e as loterias, necessitam dos cálculos probabilísticos na determinação das chances de um jogador ganhar ou perder.

A genética também utilidade das teorias da probabilidade.

Vamos supor que um indivíduo heterozigoto para determinada característica (Aa) forma dois tipos de espermatozoides, A e a. Caso uma mulher também seja heterozigota, formará óvulos A e a.

A fecundação ocorrerá ao acaso, pois não sabemos qual espermatozoide, A ou a será responsável pela concepção ou qual célula feminina será fecundada A ou a.


PAIS:               Aa     X    Aa
GAMETA:      A     a      A  a
GERAÇÃO:   AA  Aa    Aa aa

Veja o quadro das probabilidades:


A= 1/2   a=1/2

A=1/   AA=1/4  = 25%    Aa= 1/4 = 25%

a=1/2   Aa= 1/4 = 25%  aa = 1/4 = 25%



Fundamentos da genética:

Probabilidade Empírica:

É calculada contando-se o número de vezes que o evento ocorreu e dividindo esse valor pelo número total de vezes que o evento poderia ter ocorrido.
Exemplo:


Probabilidade Teórica:
É calculada com base em informações sobre as regras e circunstâncias que produzem o evento. Esse tipo de probabilidade reflete o número de vezes que espera-se que um evento ocorra em relação ao número de vezes que ele poderia ocorrer.



A regra do produto:

Uma regra de probabilidade que é muito útil na genética é a regra do produto, a qual afirma que a probabilidade de dois (ou mais) eventos independentes ocorrerem juntos pode ser calculada multiplicando-se as probabilidades individuais dos eventos. 






REGRA DE ADIÇÃO DE PROBABILIDADES:

Em alguns problemas genéticos, você pode precisar calcular a probabilidade de que qualquer um de vários eventos ocorra. Nesse caso, você precisará usar outra regra de probabilidade: a regra da soma. Segundo a regra da soma, a probabilidade de que qualquer um de vários eventos mutuamente excludentes ocorra é igual a soma das probabilidades individuais dos eventos.


 

A regra do produto e a regra da adição

Regra do produtoRegra da soma
Para eventos independentes X e Y, a probabilidade (P) de ambos ocorrerem (X e Y) é P, left parenthesis, X, right parenthesis, dot, P, left parenthesis, Y, right parenthesis.Para eventos mutuamente excludentes X e Y, a probabilidade (P) de um ocorrer (X ou Y) é P, left parenthesis, X, right parenthesis, plus, P, left parenthesis, Y, right parenthesis.


REF: https://pt.khanacademy.org/science/ap-biology/heredity/mendelian-genetics-ap/a/probabilities-in-genetics

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seminário

  https://youtu.be/d-QFNpFeCJw?si=hZOTTVATWKmPCP2B