domingo, 18 de junho de 2023

Primeira lei de Mendel.

Mendel é conhecido como o fundador da genética graças ao seu grande interesse pela transmissão de características de pais para filhos.

No primeiro experimento de Mendel ele usou plantas de linhagem pura. Com isso, ele foi capaz de garantir a organização de quais eram as plantas puras e quais estavam recebendo características cruzadas.

O experimento durava em média, 2 anos.

Com esses experimentos foi conhecida a lei de segregação dos fatores. 

Essa lei determina que as características sempre são condicionadas por dois fatores, que são separados quando ocorre a formação de gametas.

Essa segregação ocorre devido a localização dos genes nos cromossomos, e também, pelo comportamento dos cromossomos.


A primeira etapa do experimento se deu através de seis gerações vindas de auto-fecundação. 

Dalí em diante, Mendel cruzou uma amostra de planta pura, homozigota, de sementes amarelas e possuidoras de genótipo YY, com uma amostra de planta de sementes verdes, possuidoras de genótipo yy.

O resultado desse cruzamento foi uma geração de F1 de indivíduos de sementes amarelas que foram apelidadas de HÍBRIDOS com genótipo Yy. Chamamos hoje de heterozigotos.

Depois de obter as amostras da geração F1, Mendel realizou a autofecundação delas. Dalí foi obtida uma nova geração F2, na proporção de 3 ervilhas amarelas para cada ervilha verde.

Curioso notar que, na geração F1, Mendel não conseguiu amostras de ervilhas verdes, apenas na geração F2. Por causa dessa mudança entre as gerações, Mendel concluiu que as ervilhas verdes possuíam um fator recessivo, enquanto que as amarelas possuíam um fator dominante. Dessa forma Mendel nomeou as sementes verdes de recessivas e as sementes amarelas de dominantes.





Após os resultados, pode-se concluir que:

  • Existe, em cada organismo, um par de genes responsável por determinar uma característica;
  • Os indivíduos parentais, ou seja, pai e mãe, são capazes de enviar apenas um gene de cada par;
  • Quando ocorre a dominância de um fator sobre outro fator, apenas uma das características se manifestará, no caso, sempre a dominante;
  • Todos os genes são transmitidos através dos gametas dos indivíduos parentais, pai e mãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seminário

  https://youtu.be/d-QFNpFeCJw?si=hZOTTVATWKmPCP2B