herança, o fenótipo do indivíduo heterozigoto é idêntico ao do indivíduo homozigoto dominante.
Porém, em alguns casos, é possível ocorrer a dominância incompleta, onde nenhum dos alelos domina completamente o outro. Nesse caso, o fenótipo do indivíduo heterozigoto é intermediário entre os indivíduos homozigotos dominante e recessivo.
Um exemplo de dominância incompleta é a flor de cor vermelha (homozigoto dominante) e a flor de cor branca (homozigoto recessivo). Quando esses alelos são cruzados (heterozigoto), o resultado é uma flor de cor rosa, que apresenta uma mistura dos pigmentos vermelho e branco.
Outro exemplo é a cor dos cabelos em humanos. Se um indivíduo tiver um alelo para cabelos loiros (homozigoto dominante) e o outro para cabelos castanhos (homozigoto recessivo), o resultado será uma mistura de cabelos castanhos e loiros - cabelos castanhos claros ou cabelos loiros escuros.
A dominância incompleta é um importante conceito na genética, pois influencia a maneira como certas características são transmitidas e pode ter implicações nas doenças genéticas.
responsável pelos pigmentos de cor é codificada por dois alelos diferentes, um para a produção do pigmento vermelho (R) e outro para a produção do pigmento branco (r). Quando um indivíduo é homozigoto dominante (RR), produz apenas o pigmento vermelho e suas flores são vermelhas. Quando é homozigoto recessivo (rr), não produz nenhum pigmento e suas flores são brancas. Mas, quando é heterozigoto (Rr), produz tanto o pigmento vermelho quanto o branco, resultando em flores rosas.
Esse é um exemplo de expressão de um fenótipo intermediário devido à dominância incompleta. Nesse caso, nenhum dos alelos é completamente dominante sobre o outro, resultando em uma mistura dos fenótipos homozygous. Essa mistura de alelos é responsável pela expressão de características intermediárias.
A dominância incompleta é importante para entender como as características são transmitidas de geração a geração e como a variação genética é mantida em uma população. A compreensão desse processo pode ajudar a prever a probabilidade de ocorrência de certas características e doenças genéticas em uma população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário