segunda-feira, 27 de março de 2023

O que é reprodução assexuada?

 A reprodução assexuada é aquela em que não há fusão de gametas, as células haploides responsáveis pela transmissão genética, para a geração do novo indivíduo. Por isso, uma das características mais marcantes da assexualidade é que somente um indivíduo é necessário para prosseguir com a reprodução. 

Assim, por meio da mitose, o indivíduo dará origem a espécimes geneticamente idênticos a ele, chamados de clones. Diferenças genéticas só ocorrerão caso as estruturas estejam sujeitas a mutações.

Classificações da reprodução assexuada

A reprodução assexuada pode acontecer de diferentes formas, conforme o filo espécie do animal ou vegetal. Por isso, conheça a seguir os principais tipos: fragmentação, brotamento, divisão binária, partenogênese, multiplicação vegetativa e esporulação.

Fragmentação ou regeneração:

A reprodução assexuada por fragmentação acontece quando um pedaço do indivíduo gera um novo organismo. Veja na figura abaixo, que representa a regeneração em minhocas:




















Brotamento:
No caso do brotamento (ou gemiparidade, ou gemulação), o organismo adulto gera um broto que, quando se solta, forma um indivíduo. As hidras, espécie séssil de cnidário, realizam esse processo: seus brotos liberam-se do progenitor, fixam-se no solo e iniciam um novo ciclo vital  — como esquematiza a imagem a seguir:


Veja que os brotos também podem ficar ligados ao seu progenitor. Esse processo, com o passar do tempo, forma as colônias, como acontece com os fungos, por exemplo.



Divisão binária, cissiparidade ou bipartição:

No caso da divisão binária, ou ,fissão binária, principal forma de reprodução assexuada empregada pelas bactérias, existe o envolvimento do DNA. Para isso, a célula trabalha na duplicação da informação genética

Depois, o material gênico será repartido entre duas células idênticas: formam-se, portanto, dois novos indivíduos. Além das bactérias, os seres do reino Archae e protozoários podem realizar esse processo reprodutivo.

Partenogênese:

partenogênese é um tipo de reprodução assexuada muito interessante para os biólogos: por meio da manipulação criam as frutas e legumes sem sementes, como a melancia e a uva.


A peculiaridade da partenogênese é que os óvulos evoluem para a formação de novos indivíduos sem que haja a fecundação. Os zangões, por exemplo, são formados dessa maneira.



Multiplicação vegetativa:
Por último, na esporulação, algumas espécies de plantas são capazes de gerar esporos: estruturas cobertas e protegidas por parede celular e que armazenam material genético e nutritivo.

Quando um esporo encontra o ambiente propício para seu desenvolvimento, ele germina e se abre. O resultado é um novo ser idêntico ao progenitor esporofítico. As algas, fungos e plantas, como samambaias, realizam esse tipo de reprodução assexuada.




ref: https://vestibulares.estrategia.com/portal/materias/biologia/reproducao-assexuada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seminário

  https://youtu.be/d-QFNpFeCJw?si=hZOTTVATWKmPCP2B